Tudo em Dicas para o seu dia dia

Google vai lançar nova plataforma de mensagens para “desafiar” o WhatsApp

Empresa tenta repetir sucesso do iMessage presente no iPhone

O gigante dos buscadores está desenvolvendo uma nova plataforma de mensagens chamada Google Chat e que busca desafiar o WhatsApp, o aplicativo mais usado no mundo.

De acordo com o canal The Verge, o novo aplicativo seria baseado na tecnologia RCS – um padrão para mensagens de texto tradicionais, e procura substituir o SMS em dispositivos com o sistema operacional Android. As mensagens não serão criptografadas e, embora dependam das operadoras de telefonia, os usuários poderão enviá-las gratuitamente.

O Google Chat terá as mesmas funções do WhatsApp, Facebook Messenger ou iMessage e permitirá a criação de bate-papos em grupo, o envio de imagens e vídeos de alta qualidade, além da obtenção de confirmação de leituras de mensagens, entre outras funções.

A tecnologia deverá ser apresentada oficialmente na conferência Google I/O em maio próximo e será lançada no segundo semestre deste ano.

O Google tem vários aplicativos de mensagens, mas nenhum conseguiu vencer ou combater a supremacia do WhatsApp e do iMessages. Não em vão, a plataforma Allo, que foi apresentada pelo Google há dois anos, não ganhou popularidade entre os usuários, então seu desenvolvimento foi suspenso.

Parceria

O The Verge destaca que o Chat poderia surgir como uma função em diversos aplicativos de mensagens presentes no Android. Em um celular da Motorola, o recurso apareceria no app Messenger, do Google. Já em modelos da Samsung, a novidade poderia ser integrada ao app padrão de mensagens. As duas fabricantes fazem parte do grande grupo de empresas que apoiam o projeto. Entre elas também está a Microsoft, mas ainda não se sabe se o Chat poderá aparecer no Windows 10 Mobile.

Histórico

O suposto lançamento do Chat – seja uma função ou um novo aplicativo – representaria pelo menos a quinta tentativa do Google de criar um mensageiro coeso para Android. A iniciativa vem depois do Google Talk, do Hangouts, do Google Messenger e do Allo. Os três últimos ainda sobrevivem, mas não se tornaram populares no Brasil e no resto do mundo.

Leave A Reply

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.