Tudo em Dicas para o seu dia dia

Dicas para armazenar frutas e verduras na geladeira

Hoje iremos tirar as principais dúvidas sobre o modo de armazenar esses alimentos

Seguir uma dieta saudável e equilibrada começa com o carrinho de compras e, pelo menos, continua com o estado de preservação dos alimentos antes de consumi-los. Nesse sentido, é essencial conhecer uma série de dicas para armazenar frutas e verduras na geladeira.

Para começar, um dos erros mais comuns é confundir o conceito de “frutas e verduras frescas” com o de “alimentos frios”. Um detalhe que muitas pessoas não consideram é que ambas podem ser danificadas se gastarem mais tempo do que o necessário na geladeira ou se a temperatura interna estiver muito baixa.

É necessário esclarecer essas questões, e hoje vamos tirar as principais dúvidas sobre como preservar frutas e verduras na geladeira, para que esses produtos possam ficar É necessário esclarecer essas questões, e hoje vamos tirar as principais dúvidas  o maior tempo possível sem se deteriorar.


batata geladeira
Holgers Fotografie / Pixabay

Uma das principais regras para manter as frutas e as verduras na geladeira é saber quais alimentos precisam ser armazenados e quais não precisam. Por exemplo, não é necessário armazenar as batatas na geladeira . De acordo com a Food Standards Agency, este tubérculo é o produto que não deve ser colocado em nenhuma circunstância.

“Quando armazenado na geladeira, o amido de batata se transforma em açúcar, e quando é cozido ou frito, estes açúcares combinam com o aminoácido asparagina e produzem a acrilamida química, que é prejudicial a saúde”, afirma o The Sun.

Por sua vez, a melhor maneira de preservar cebolas, alhos e abóboras está em locais frescos e escuros. Para fazer isso, é melhor descartar a ideia de manter a geladeira, mas escolher, por exemplo, um armário de cozinha.

Outro produto que requer cuidados especiais é o tomate. Quando eles são armazenados na geladeira, eles perdem todo o seu sabor e propriedades de acordo com um estudo publicado no NCBI em 2013. É melhor armazenar os tomates em temperatura ambiente, onde eles continuarão a amadurecer e aumentar o seu sabor.

abacate na geladeira
Coyot / Pixabay

Como preservar o abacate? Eis uma das questões que mais nos fazemos! Este produto – ideal para prevenir doenças cardiovasculares – requer uma série de cuidados especiais. É importante prestar atenção à sua conservação antes de abri-lo e, uma vez que começamos a cortá-lo, já corre o risco de perder qualidade em pouco tempo. O ideal é deixá-lo numa temperatura ambiente (entre 18 e 24 graus) e longe da luz solar.

Se você se pergunta se pode salvar o abacate na geladeira, a resposta é não, uma vez que a refrigeração diminui o processo de amadurecimento. Por outro lado, a melhor maneira de preservar um abacate aberto é cobrir ambos os lados com uma camada leve de limão ou suco de limão, de modo que o processo de oxidação desse alimento fique mais lento.

Quanto a como fazer a fruta durar mais tempo, a primeira coisa que temos a fazer é ter em mente que nem todos os produtos podem ser aplicados nas mesmas regras. Por exemplo, as bananas são preferíveis para mantê-las fora da geladeira. Se elas estiverem verdes e forem armazenadas na geladeira, ficarão com a casa preta e muito maduras.

No outro lado, frutas como pêssegos, ameixas, damascos e outras do tipo, não se é aconselhável armazená-las na geladeira, pois o frio diminui a qualidade do sabor. Agora, se você gosta de consumir esses alimentos frios, pode colocá-los na geladeira durante algumas horas antes de degustá-los.

Então, quais frutas posso manter na geladeira? Bem, no caso das maçãs ou peras , é aconselhável deixá-las dentro da geladeira. Claro, desde que estejam armazenadas em um recipiente isolado de outros produtos, pois em baixas temperaturas eles emitem muito acetileno. Cerejas e morangos são outras frutas que podem ser armazenadas na geladeira.


Curtiu nossas dicas? Fique sempre atento, pois traremos novidades diariamente.

Leave A Reply

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.