Tudo em Dicas para o seu dia dia

6 coisas que você nunca deve aquecer no microondas

O microondas é um dos utensílios essenciais na cozinha de qualquer casa. No entanto, às vezes não o usamos corretamente. Para aprender a manuseá-lo da melhor maneira, hoje iremos lhe dizer quais são as seis coisas que você nunca deve aquecer no microondas.

Usado para aquecer alimentos ou cozinhar, não é necessário explicar que esse aparelho funciona gerando ondas de rádio de alta frequência. Foi descoberto incidentalmente pelo Dr. Percy Spencer (engenheiro da Raytheon Corporation) em 1946 enquanto experimentava com um tubo de vácuo chamado magnetron e descobriu que durante o teste ele havia derretido uma barra de chocolate que tinha no bolso. Desde então, o microondas se tornou um elemento indispensável em qualquer cozinha.

É um bom recurso a ser fornecido quando se trata de aquecimento de alimentos, mas não devemos esquecer que existem certas coisas que não devem ser colocadas no microondas. Tais coisas, iremos revelar agora! Vamos conferir a lista?

1. Ovos com casca

ovo microondas
Foto: RitaE / Pixabay

Se você tentar cozinhar ovos no microondas, é mais provável que aconteça um desastre. O calor emitido por este aparelho gera muito vapor no ovo, que não tem por onde escapar, causando a sua explosão mais cedo ou mais tarde. Para o perigo que isso implica, devemos também acrescentar que um estouro de ovo no microondas é muito complicado de limpar.

2. Descongelar a carne

carne congelada no microondas
Foto: Meditations / Pixabay

Descongelar a carne no microondas não é uma boa ideia. Dentre vários motivos, podemos citar um, no qual as bordas de cada pedaço de carne são cozidas mais do que o centro, que geralmente é mais grosso.

Dependendo do tipo de microondas, alguns rodam os alimentos para que o calor atravesse todas as zonas, enquanto outros não. Se o seu microondas não distribuir a temperatura corretamente, essa distribuição desigual de calor é o primeiro passo para o crescimento de bactérias nos alimentos.

A maneira mais simples e correta para descongelar a carne é deixando-a em um recipiente com água fria [por algumas horas].

3. Leite materno

Leite materno no microondas

Além da distribuição desigual de calor já mencionada, se aquecermos o leite materno no microondas há uma alta probabilidade de causar diversos pontos quentes na bebida quando os bebês a colocarem na boca. Além disso, algumas pesquisas sugerem que este método destrói algumas proteínas responsáveis ​​por estimular o sistema imunológico do leite materno em altas temperaturas.

4. Alimento em recipientes de metal

Alimento em recipientes de metal no microondas

Acho que a maioria das pessoas sabem o que acontece quando colocamos alimentos com metal no microondas. Para aqueles que não sabem, se você fizer isso, é provável que cause um incêndio.

Se o seu alimento vier em um recipiente de metal (especialmente produtos pré-cozidos, como lasanha), tire-a da embalagem e a coloque em uma tigela, em uma placa ou em um recipiente seguro para microondas.

Este mesmo conselho aplica-se também aos pratos com ornamentos metálicos (não importa quão pequenos eles sejam), bem como recipientes de aço inoxidável (por exemplo, frascos térmicos) e papel alumínio (o que usamos para enrolar os restos de alimentos).

5. Vasilhas de plástico

Vasilhas de plástico no microondas

Se você come no trabalho ou se precisa fazer comida suficiente para deixar para o outro dia, a coisa mais usual é mantê-la nas vasilhas de plástico. Outra invenção que resolveu nossas vidas! Caso você não saiba, existem diferentes tipos de recipientes, alguns de plástico, outros de vidro (que recomendamos que você use). Caso você use o primeiro, o que nunca deve fazer é colocar a comida para esquentar no microondas .

A razão é que muitos plásticos contêm produtos químicos semelhantes aos estrogênios (como o BPA) que podem escorrer em alimentos quando o plástico é aquecido. Em um estudo publicado na Environmental Health Perspectives, registou-se que 95% dos 450 produtos plásticos (como garrafas ou recipientes) continham produtos químicos que foram liberados depois de serem aquecidos no microondas, na máquina de lavar louça e até mesmo quando em contato com água quente.

6. Recipientes com espuma de poliestireno

marmita de isopor

Este material é muito comum de se encontrar nas marmitas de isopor. Não coloque este tipo de recipiente no microondas. É melhor colocar a comida em um prato de vidro e depois esquentá-la.


Gostaram das dicas? Continue acessando que sempre traremos novidades para o dia-a-dia!

Leave A Reply

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.